segunda-feira, 8 de julho de 2013

França x Brasil : Estilos de vida Diferentes

Um post de uma amiga no facebook me inspirou sobre o tema de hoje. Muita gente não sabe, mas não é apenas a arquitetura e a infra-estrutura dos países europeus que são diferentes do Brasil.
Então eu selecionei alguns itens que me vieram à cabeça, que mostram bem nossas diferenças de hábitos:

Salão de Beleza:  Na França quase não existem salões de beleza como conhecemos no Brasil. O que prevalece são cabeleireiros, manicures (ongleries) e salão de massagens independentes. Aqui a grande maioria das pessoas não vai ao salão toda semana - primeiro porque é caro e depois porque não faz parte da cultura.
Quando alguém vai ao cabeleireiro é por que precisa ir e pronto. Quanto às unhas, a maioria que freqüenta os salões especializados só em unhas, chamados aqui "ongleries", vão  fazer ou dar manutenção em unhas postiças. As demais, cuidam elas próprias de suas unhas e é normal usar unhas "limpas" (sem esmalte) e com cutículas. Aqui não se corta a cutícula, e pronto. Como na foto aí abaixo.

Empregada Doméstica: Na França e na maioria dos países europeus, não é comum ter empregada doméstica. A maioria das pessoas se ocupam elas mesmas da limpeza de suas casas e da lavagem de roupas. Os que tem mais posses, tem uma faxineira para trabalhar algumas horas por dia 1 vez por semana. E quando eu digo algumas horas, eu quero dizer exatamente isso: de 2 a 4 horas no máximo para limpar a casa inteira - e funciona!

Ralo: rsrs .... falar em limpeza me fez lembrar da 1a vez que quis lavar o banheiro do meu ap em Bruxelas e não encontrava o ralo (Que aperto eu passei!!!) ..... Simplesmente porque aqui os banheiros não tem ralos!!! Ninguém joga água para lavar um banheiro ou uma cozinha. Utiliza-se o mop, ou um pano de chão umedecido, ou  " lingettes" descartáveis já embebidas no produto de limpeza. Simples assim!

Área de serviço & Tanque: Não existe isso aqui. Quer dizer, a área de serviço existe nas casas maiores e normalmente trata-se de um cômodo dedicado à lavagem e secagem das roupas e é chamado de lavanderia, mas quanto ao tanque ninguém usa tanque, porque ninguém lava roupa à mão (ou se lavam, usam a banheira para isso). Aqui em todo apartamento ou casa tem máquina de lavar roupas e aqueles que moram em apartamentos muito pequenos onde não tem máquina de lavar, utilizam as inúmeras lavanderias self-service que existem nas cidades. Vale salientar que as máquinas de lavar tem programas específicos para não danificar as roupas!

Com certeza existem mais diferenças, mas essas são as que eu lembrei nesse momento.

Hoje vou ficando por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário