quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comparativo Custo de Vida Brasil x França

Gente, eu li um artigo hoje que dizia que segundo o DIEESE, o salário mínimo no Brasil deveria ser de aproximadamente 2800 reais para poder suprir as necessidades básicas!!!

Eu adoro o Brasil mas acho uma pena que nós Brasileiros, tenhamos que pagar muito mais em transporte, saúde, educação e alimentação. 

Semana passada eu fui ao supermercado (Carrefour) e comprei isso aí embaixo para o almoço:


Como vocês podem ver, tem tudo o necessário para um bom almoço digamos para 4 pessoas? Da entrada à sobremesa. E sabem quanto custou?

Pois é, custou exatamente : 10,77 euros!


Quando na vida a gente pode ir ao supermercado no Brasil e comprar um almoço como esse aí para 4 pessoas com 11 reais?!!

Vocês devem ter reparado que eu não faço a conversão cambial. Eu não faço porque os salários são muito diferentes.

Aqui na França o salário mínimo é de 9,43 euros por hora trabalhada, o que dá 1430 euros mensais para 35 horas semanais trabalhadas. Mas atenção! esse valor é o total bruto. Tem que deduzir ainda as taxas e cotizações sociais, o que vai dar mais ou menos um total Liquido de 1120 euros mensais.

Então por exemplo uma pessoa que trabalharia 35 horas por semana, receberia no fim do mês 1120 euros e se fosse ao Carrefour nesse dia que eu fui e comprasse as mesmas coisas, gastaria 11euros.

Mas no Brasil, uma pessoa que ganhasse um salário mínimo: 678 reais, nunca que poderia comprar as mesmas coisas e gastar apenas 11 reais!!! E olha que mesmo gastando 11 já estaria proporcionalmente pagando quase o dobro do que se paga aqui!!!!

Por isso eu utilizo a conversão 1:1.
Acho mais realista.

Vou tentar fazer outros posts comparando o custo de vida em outros setores. 

Por hoje vou ficando por aqui.

Até mais.

2 comentários:

  1. Te dou o maior apoio Loulou!
    -Embora eu seja mais fã de vlogs... sempre que vc postar algo, estarei aqui prestigiando e absorvendo sua informações.
    -A conversão 1:1 é a mais correta sim, Ah não ser pros turistas que convertem seus reais pra Euro; mas no caso de residentes e comparativos, tá certíssima!
    Nossos impostos absurdos comem mais de 50% do nosso dinheiro e o pior, não volta com serviços dignos. Por essas e por outras que estou obcecado em sair do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Leemax ! Mesmo se num primeiro momento meu objetivo era de falar de turismo, não consigo deixar de fazer comparativos como este! Torço para que vicê consiga atingir seus objetivos!

    ResponderExcluir